O renomado artista multifacetado, Alcymar Monteiro, cujo nome completo é Antônio Alcymar Monteiro dos Santos, será oficialmente empossado na Academia Aurorense de Letras e Artes (AALA). A cerimônia de posse está agendada para o dia 10 de novembro, às 17 horas, na Câmara Municipal de Aurora, onde Alcymar Monteiro assumirá sua cadeira na academia.
Nascido no distrito de Ingazeiras, em Aurora, Alcymar Monteiro mudou-se para Juazeiro do Norte na infância. Vindo de uma família com profundas raízes na música, seu talento para a música manifestou-se precocemente, aos cinco anos, quando demonstrou seu dom para o canto. Com sua formação musical adquirida no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza, Alcymar Monteiro viu sua carreira deslanchar no início da década de 70, quando morou na casa do renomado cantor Reginaldo Rossi, em Recife. Lá, ele deu seus primeiros passos na indústria musical, com o apoio de artistas da época, que o ajudaram a se destacar no cenário musical, colaborando com composições, músicas e produções.
Ao longo de uma carreira que ultrapassa quatro décadas, Alcymar Monteiro teve suas músicas gravadas por ilustres nomes da MPB, como Zé Ramalho, Alceu Valença e Fagner. Durante sua trajetória, realizou duetos memoráveis com ícones como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Marinês, Tânia Alves, Genival Lacerda, entre outros.
A AALA (Academia Aurorense de Letras e Artes), fundada em 11 de junho de 2020, é composta por 45 cadeiras, e para tornar-se membro e ocupar uma delas, é necessário ter se destacado nas áreas das artes, educação, letras ou desenvolvimento social.
A academia tem como missão aproximar as personalidades que se destacaram na história do município da população, por meio de cursos, workshops, concursos, palestras e outros meios de enriquecimento cultural.