![]() |
| Foto: João Filho |
Cinco meses após o término da temporada de chuvas, o Açude Cachoeira, localizado na cidade de Aurora, apresenta um nível de armazenamento de água acima de 80%, conforme dados fornecidos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
De acordo com informações da Cogerh, o reservatório atualmente está operando com 88,48% de sua capacidade total, o que corresponde a 30,37 milhões de metros cúbicos (m³) de água. No mesmo período do ano anterior, o Açude Cachoeira mantinha um volume de 78,95% de sua capacidade, o que representava 27,1 milhões de metros cúbicos (m³) de água.
O primeiro trimestre de 2023 marcou um marco significativo para o Açude Cachoeira, registrando o maior volume hídrico dos últimos 14 anos. Durante esse período, o manancial recebeu um aporte de aproximadamente 7,46 milhões de metros cúbicos (m³) de água, de acordo com a Cogerh. O Açude Cachoeira tem uma capacidade de acumular 34,33 milhões de metros cúbicos (m³) de água e atingiu sua capacidade máxima em 15 de março.
Em 8 de fevereiro de 2020, o Açude Cachoeira enfrentou um dos momentos mais críticos de sua história, quando atingiu o chamado "volume morto" e possuía apenas 6,40% de sua capacidade.
Construído em 2000, o Açude Cachoeira desempenha um papel crucial na Bacia do Salgado, sendo fundamental para o abastecimento de água, irrigação e outras atividades essenciais na região.
